Como aprender qualquer língua

Muitas pessoas me perguntam: como você aprendeu a falar português bem tão rapidamente? Normalmente respondo que tinha a vantagem de já falar francês, mas isso não explica tudo. Utilizei vários outros truques muito importantes para aprender, e eu acho que qualquer pessoa pode usar esses truques para aprender qualquer língua.

Esses truques não têm nada a ver com aulas ou professores - o oposto, acho que quando está novo numa língua, aulas e professores são inúteis. Não porque não tem conhecimento - claro que um professor vai saber muito mais que um iniciante! - mas porque o informação que precisa aprender é tão básico que um nível alto de conhecimento é desnecessário.

1. Pratica todo dia com intervalos curtos e frequente

É quase impossível manter concentração por mais de 20 minutos - especialmente quando está novo com uma língua. Por isso, eu acho muito melhor estudar 15 a 20 minutos com mais frequência. De repente, eu acho muito importante praticar todo dia. Se perde um dia, vai esquecer a maioria do que aprendeu o dia antes, e depois de dois dias é quase repetir a lição. Por isso, é importante que praticar seja algo fácil a caber no seu horário. O ideal é de praticar frequentemente, com intervalos curtos, todo dia.

2. Usa um app no seu telefone para praticar

Quase todo mundo tem um telefone "inteligente" e quase todo mundo tem esse telefone em mão o dia inteiro. Também, os apps como Duolingo e Memrise facilita bastante a aprendizagem. Então, se o objetivo é de praticar frequentemente com curto intervalos, um app no seu fone te dá um jeito de fazer isso em lugar e hora qualquer.

Qual app deveria usar? O qual que funciona melhor para você. Cada um tem jeito diferente para aprender e vai achar um app melhor. Experimente e veja o que dá mais para você. Mas, isso não quer dizer mais fácil, ou necessariamente mais difícil. Se é fácil mas não dá para lembrar como falar algo o próximo dia, não vai dar certo. Se é difícil demais, vai desistir logo. Melhor encontrar algo que vai conseguir fazer todo dia.

3. Usa várias ferramentas

Tem vários aspetos numa língua:

  • Falar
  • Escutar
  • Ler
  • Escrever
  • Vocabulário
  • Gramatica
  • Convenções

Por esse motivo, é melhor usar várias ferramentas de aprendizagem. Por exemplo: eu usava Duolingo para aprender vocabulário, gramática, ler, e escrever mas foi péssimo pelo som da língua. Por isso, eu usava Pimsleur, que é caro mas quando não tem outra opção vale a pena.

Agora estou aprendendo árabe. Infelizmente não tem Duolingo para aprender árabe. Tem só um nível de árabe egípcio no Pimsleur, que já completei. Estou usando Memrise e Rocket Languages. Rocket é muito bom para aprender o porque, mas não dá para praticar. Memrise é muito bom para praticar, mas não explica nada. Com os dois, tenho todos os benefícios. 

4. Trabalha consistentemente para meses

Isso é a parte mais difícil. Aulas são intensas, e depois de dois ou três meses, vai cansar muito. É muito mais importante continuar para 6 meses ou 1 ano consistentemente. No meu caso, completei tudo no Duolingo e Pimsleur em 9 meses, e isso deu suficiente para começar a conversar com gente naturalmente. Por isso é necessário que seus estudos sejam sustentável!

5. Fala o máximo possível e não se importa com erros!

Muitos me fala que tem vergonha de falar. A vergonha atrapalha mais do que qualquer outro problema, e existe somente na mente de quem está aprendendo! Pensa nisso: se alguém está tentando te falar em sua língua, e está falando várias coisas erradas, é aborrecendo para você? Claro que não! Está falando sua língua! É a mesma coisa quando você está falando a língua de uma outra pessoa: faça do seu melhor, tenta de aprender dos seus erros, mas não para e não desiste de falar!

6. "Como posso dizer isso em... ?"

No seu dia-a-dia, tenta de pensar ou melhor falar para você mesmo, "como eu posso dizer isso na língua que estou aprendendo?" Isso não custa nada, e amplia no seu pratica. Por exemplo: se está aprendendo inglês e está na padaria para café de manhã, tenta fazer seu pedido em inglês, mesmo só com você.


Aprender uma língua não acontece de uma vez, com uma aula ou algo parecido. Aprender uma língua é um caminho que demora. Por isso, vale muito mais pensar de treinamento de maratona - não mesma a maratona, que é um evento só! O treinamento de maratona é algo que se faça todo dia durante meses ou anos. Tem técnico, mas no final das contas, é para você fazer o trabalho.

Se você consegue fazer tudo isso, vai com certeza aprender sua língua - com ou sem um professor. Boa sorte!

Comments

Popular Posts